sábado, 8 de junho de 2013

O LOBITO DESPORTIVO

O LOBITO DESPORTIVO
 
Quem não se deve lembrar do Desporto no Lobito, de um Lobito Desportivo, sempre tão activo, quem não se deve lembrar?
Quem não se deve lembrar dos jogos com as Equipas da "Metrópole", dos jogos entre Selecções, da alegria entre os Vencedores, da tristeza entre os perdedores, mas a Magia na Beleza do Desporto, quem não se deve lembrar?
Quem não se deve lembrar do Lobito Sports Club, do Sporting do Lobito, do Lusitano Sport Clube, do Futebol Clube do Lobito, e da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, quem não se deve lembrar?
Quem não se deve lembrar do Lobito Sports Club, do seu Eclectismo, no realismo do Remo, da Vela, da bela harmonia que existia na Caça Submarina, da firme demonstração do valor da Natação, e o Futebol de Salão, Ginástica, Ténis, Xadrez, a fazerem a vez dos Desportos de Pavilhão, com o Basquetebol, Andebol e Voleibol também a entrarem no rol, e, por fim o Rei Futebol, quem não se deve lembrar?
Quem não se deve lembrar do Sporting do Lobito, e de entre outras Modalidades por causa das Rivalidades, da sua Equipa de Futebol, do Pavão, que jogou na Selecção do Lobito que esteve num desfecho tão bonito que foi o derrotar o Benfica por 3 a 1, ou do Chiby, que apesar de começar no Lusitano, abriu o pano do seu talento, no momento que passou a ser Leão, até solidificar Carreira tão bela no "Portugal, hoje Nacional" de Benguela, ou também da sua Sede imponente com o seu Campo de Futebol, de Salão mesmo em frente, dos jogos ali realizados, dos momentos ali passados, de ver com um remate potente o Ferreira Pinto partir o Reclame de iluminação da Guerin, ocasião especial por não ser usual, o que já não acontecia isto sim por ser normal, a rivalidade que havia com o CFB e Companhia de Caçadores, entre Jogadores, Espectadores, num Espectáculo total, quem não se deve lembrar?
Quem não se deve lembrar do Lusitano do Lobito, principal Viveiro de "Os Belenenses" de Belém de Portugal, de quem mais à frente destacarei e irei falar, mas, também porque não destacar o seu Campo de Futebol, o seu "Chão", o Raimundo Serrão, orgulhoso do Palmarés que difundia no dia-a-dia e de Lés-a-Lés o seu Espólio, num rico e Orgulhoso Portefólio, quem não se deve lembrar?
Quem não se deve lembrar do Futebol Clube do Lobito, do seu Jogador Carlos Manuel, que indo para o Sporting Clube Portugal, inscreveu o seu Nome em Guimarães, no Vitória, por marcar o 1º Golo Internacional e o da Vitória, e, ou de Chico Gordo que foi para o Futebol Clube do Porto, encontrando um bom porto como Jogador do Sorting Clube de Braga, que ainda hoje o afaga como o melhor marcador, quem não se deve lembrar?
Quem não se deve lembrar da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, do Hóquei, das vitórias na união, da Natação, dos Recordes "Nacionais" do Paulo Conceição, valores tais de verdadeiro Campeão, quem não se deve lembrar?
Quem não se deve lembrar do Desporto Escolar, desde o Voleibol ao Futebol, dos Desportos de Salão ao Atletismo, das "Claques organizadas" ao Civismo por elas demonstradas entre Liceu e Escola, onde o Desporto era a mola impulsionadora da Amizade Duradoura, e, do Colégio das Doroteias com as ideias dos Sammer, que punha a Ginástica em primeiro e como Símbolo verdadeiro de como fazer do Bem, um Óptimo resultado também, quem não se deve lembrar?
Quem não se deve lembrar do Desporto Popular, da Travessia da Baía a nado, o  "GRAND PRÉMIO VOVÔ CAXI", que ali se fazia, com carinho, alegria, e de tantos outros Eventos, outros acontecimentos, quem não se deve lembrar?
Quem não se deve lembrar entre outros, de Nomes como o dos irmãos Leite Velho, Garcia e Costa, e quem não gosta de ouvir falar de Miguel Ângelo, Carlos Cambalhotas, e as Rotas que um tal Josef Sammer teve de tomar, até ao Lobito chegar, quem não se deve lembrar?
Quem não se deve lembrar de Nomes que o Hóquei comporta, como o dos irmãos Russo, António Horta, Carlos Gama, que eram sinónimo de fama, tal como Arlindo, Peneda Vidal, afinal a fina flor devido ao seu valor, quem não se deve lembrar?
Quem não se deve lembrar do Bento (Fininho), do Lança, Herança que da Baliza, avaliza todo um valor que na Defesa aceitas um Roque e todo um Freitas que no seu seio a meio levam a reboque, que encaminha um Tozé ou um Sambinha, para na frente avançar o nome Águas, sem par, que foi,e é a referência primeira na essência verdadeira, Ás querido e escondido na Manga, do DESPORTO LOBITANGA, quem não se deve lembrar?
A vós meus Amigos vou perguntar: Ai, ai, quem não se deve lembrar?
 
Réjo Marpa
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário